iTrack Brasil firmou recentemente uma parceria com o Guia Corporativo e em mais um episódio estamos como patrocinador premium, e dessa vez o Rodilson Silva aprofundou-se no universo do maior fabricante de cosméticos do Brasil.
Ele entrevistou o Nestor Felpi, Diretor Executivo de Inovação e Supply Chain da América Latina na Natura & Co (trabalhou também na Procter & Gamble, Clorox, Avon e Philips) em um podcast pautado pela preocupação com inovação, sustentabilidade, bem como a excelente reflexão de que a Logística está vivenciando um Momento Único, transformando-se enfim em uma área estratégica, cuja a missão é basicamente “manter o mundo andando”.
Esse podcast está disponível na íntegra no Spotify:
Números atuais do maior fabricante de cosméticos do Brasil:
Lembrando que a Natura tem 14 centros de distribuição na América Latina, 7 deles no Brasil, 3 fábricas em Cajamar, tem uma fábrica de sabonetes em Belém, além de 178 filiais de cross-docking.
Falar de Inovação sem começar pelo HUB de Itupeva seria paradoxal:
Sobre o HUB de Inovação:
Esse HUB feito em parceria com SSI SCHAEFER tem :
- 35 mil metros quadrados de área construída (1/3 do tradiccional)
- 90 mil posições pallets (armazém de pallet)
- 13 corredores com transelevadores
- 35 mil posições caixa (armazém de caixa)
- 2 robôs despaletizadores
- 2 robôs paletizadores Carreta Automática que carga e descarrega en 3 minutos
- Esteira telescópica para Granel (faz na metade do tempo com a metade de pessoas)
- Primeiro HUB do mundo com picking de pallet e caixa integrado e automático!
- Redução de 72% de mão de obra
- Expedição sem conferência
- Atendimento ao CD SP em 3 horas do pedido a entrega
Números impressionantes, não é mesmo?
E agora falando um pouco mais sobre os desafios iniciais da Natura, foi citada a dificuldade em expandir internacionalmente, ou seja, de sair de Cajamar para esse mundão à fora… e hoje em dia essa fatia representa quase 35% do faturamento e graças a inovação aplicada à logística.
Imaginem hoje em dia, com a integração de Natura & Avon?
Supply Chain na prática e os desafios dessa fabricante de cosméticos:
Uma estrutura imensa e complexa de supply chain, um “aglomerado” de companhias e suas respectivas multicomplexidade.
A multi-canalidade sem dúvidas foi e continuará sendo um fator decisivo para o sucesso, e os números não deixam mentir, um crescimento de 400% no canal de e-commerce bem como 500% de consultoras digitais.
Com esses ingredientes, imaginem o grau de complexidade dessa distribuição de cosméticos? Os números são tão grandes que posso até esquecer de algum deles…
Fábricas em Cajamar e Belém, Centro de Abastecimento com trânsito diário médio de 50 carretas (expedição), indo para diversos países e outros CD’s brasileiros, e em cada CD com a missão de atender com excelência tanto a consultora quanto o cliente final.
E aí esbarramos em que? Complexidade de Estoque! E lembrando que o nosso país tem dimensões continentais, como chegar à um tempo médio de entrega de 48 horas para entregas em todo o Brasil? Sem inovação tecnológica, isso seria praticamente impossível, uma utopia…
Indicadores ESG já são realidade e atrelados ao bônus de performance
E como fica a questão sustentável?I
Importante reforçar uma constatação feita pelo Nestor ao longo desse podcast que “99% da redução ambiental tem saving”, e com isso é possível sim aqui e agora quebrar esse paradigma. Apoiamos essa constatação com o nosso programa chamado Neutralize iTrack, que consegue por meio de algoritmo e inteligência artificial mitigar, mensurar e compensar as emissões de gases do efeito estufa em cada etapa do transporte e em diferentes modais, inclusive emitindo certificado internacional de frete neutro reconhecido por diversos órgãos internacionais.
Nós da iTrack Brasil ficamos extremamente felizes em saber que em todo o projeto feito pela Natura & Co, sempre se é medido o impacto social, ou seja: a relação entre benefício financeiro e impacto ambiental, certo de que líderes com essa visão ajudarão a construir (e fortalecer) essa “Nova Logística”.
Excelente podcast, parabéns aos envolvidos, diversos insights sobre esse super segmento de cosméticos e que venham os próximos! 🚀
Comentários