Neutralize: Frete Neutro (Logística Sustentável)

Trata-se de um programa de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das entregas e/ou coletas dos clientes de diferentes modais com o apoio a projetos de preservação ambiental e tecnologia limpa certificados internacionalmente e auditados e posterior emissão de relatório e Selo CO2 Neutro.

Neutralização de Carbono

Macro Etapas

01

MENSURAÇÃO

KM rodados no período definido pelo cliente em sua operação logística

02

INVENTÁRIO DAS EMISSÕES

Quantidade de CO2 emitido durante o respectivo período

03

CRÉDITOS DE CARBONO

Quantidade de créditos de carbono necessários a serem adquiridos para compensação de CO2

04

AUDITORIA

Acompanhamento do projeto selecionado pelo cliente

05

DETALHAMENTO

Emissão do relatório detalhado do projeto

06

CERTIFICADO

Emissão do certificado CO2 neutro reconhecido internacionalmente (Neutralize iTrack)

Branding Marketing

Auxiliamos voce com o guidance para a divulgação desses resultados em busca da geração de buzz nas redes sociais e no segmento de atuação.

Como é feita a Neutralização de Carbono?

1

Coleta de dados:

Das emissões de gases de efeito estufa (GEE) que não puderam ser evitadas no frete.

2

Cálculo de emissões:

Baseado no uso de método reconhecidos no mercado, como GHG Protocol, para converter todas as emissões GEE em CO equivalente.

3

Compensação das emissões:

Baseado no uso de método reconhecidos no mercado, como GHG Protocol, para converter todas as emissões GEE em CO equivalente.

4

Certificado de rastreabilidade:

Garantindo a não duplicidade do crédito de carbono.
Acompanhamento do desenvolvimento das árvores plantadas.

Crédito de carbono, o que é isso?

Crédito de carbono e GEE

Crédito de Carbono ou Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) é considerado um certificado que comprova redução das emissões de gases de efeito estufa de um projeto. Por convenção internacional, cada crédito de carbono que for gerado corresponde a uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida na atmosfera:

Certificado de Neutralização, bom para o meio ambiente importante para a sua empresa!

iTrack Brasil possui o selo CO2 neutro

Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ou reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Troféu FFV2021

Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021

 iTrack Brasil venceu na Categoria “Startup para a Logística Sustentável” que reconhece os resultados alcançados por startups atuantes no setor logístico e de transportes que, comprovadamente, reduzam o impacto ambiental gerado pelas operações de seus clientes, através de soluções desenvolvidas na forma de produtos ou serviços, potencializando a evolução da logística sustentável.

Preencha o formulário e o especialista fará contato

Programa exclusivo de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das entregas e/ou coletas dos clientes de diferentes modais com emissão de certificado reconhecido internacionalmente!

Sabia que uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção?

Logística Sustentável através da implementação do Neutralize iTrack!

#CarbonoNeutro #FreteNeutro

Juntos Somos Mais Fortes

iTrack Brasil tem muito orgulho de fazer parte desse seleto time!

Conselho do Frotas & Fretes Verdes

iTrack Brasil faz parte do Conselho do Frotas & Fretes Verdes, que fazemos questão de externar que é brilhantemente capitaneado pela nossa querida Jussara Ribeiro, Presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia.
FFV2021 Magazine

Revista da Edição 2021 do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Parceria

O programa Neutralize da iTrack Brasil foi criado em parceria com a Consultoria de Sustentabilidade Eccaplan, como está explicado no vídeo gravado durante o evento da StartSe em que o CEO Daniel Drapac compartilha maiores informações ao lado do especialista Fernando Beltrame.

Problemas resolvidos com o uso do Neutralize

FAQ

Como funciona o Neutralize iTrack?

Consiste na utilização da ferramenta para avaliar, quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa, provenientes das operações de transportes das empresas.

O que é e como são gerados os créditos de carbono?

É a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera. É a moeda utilizada no mercado de mercado de carbono, onde empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões.

Os projetos apoiados pelo Neutralize iTrack são certificados?
Sim, todos os projetos apoiados são certificados e auditados por terceira parte, garantindo a qualidade e credibilidade dos nossos projetos. As certificadoras responsáveis pelas auditorias são Entidades Operacionais Designadas, empresas multinacionais independentes credenciadas pela ONU. Os documentos das autorias ficam disponibilizados no site do IHS Markit e nossos créditos registrados em nossa conta.
O que é o Verra (conhecido antes como IHS Markit)?
O Verra é uma espécie de bolsa de valores. Entre outros serviços, ela permite que empresas que gostariam de compensar suas emissões possam apoiar projetos certificados de desenvolvimento sustentável e de preservação das florestas do Brasil. Iniciativas como a ONU utilizam a plataforma para realizar o apoia a projetos.
Como posso obter mais informações sobre os projetos apoiados?
A plataforma do IHS Markit disponibiliza uma série de informações fundamentais para a verificação do projeto. Através dela é possível acessar os documentos de auditoria, a classe do projeto, o escopo primário, sua metodologia, a área total na qual a atividade é realizada e o período de atividade.
O que é Protocolo de Quioto?

Um tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima. Mais informações no site da Ministério do Meio Ambientet

Quais são as etapas do Neutralize iTrack?

Em resumo as etapas são: identificação das fontes poluentes, mitigação do impacto ambiental, cálculo das emissões de gases estufa associadas e emissão de certificado reconhecido internacionalmente.

Quais são os objetivos da Neutralização de Carbono?

* Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono. * Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação da floresta. * Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas. * Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Blog

Saiba mais sobre as últimas tendências do universo da logística

Frete neutro: a compensação de carbono na logística

Frete neutro: a compensação de carbono na logística

Frete é o valor que se paga por um transporte de mercadorias. Seu cálculo leva em consideração o cobrimento dos custos operacionais e obtenção de lucro. Será que é possível neutralizar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante o transporte de produtos? Leia mais na matéria abaixo e descubra os diferenciais da implementação do Frete Neutro em sua operação logística!

ler mais

Temos diversas soluções para auxiliar na gestão da sua operação logística

iTrack

Tracking

Monitoração, comprovação e gestão de entregas e/ou coletas até a última milha.

iTower

Torre de controle

Gestão proativa com máxima eficiência logística através de ações preditivas e tomada de decisão em tempo real.

iRoute

Roteirizador

Roteirização de entregas e sequenciador de rotas que efetivamente reduz seu custo operacional elevando o nível de serviço.

iSend

TMS

Emita de forma simples e rápida os mais diversos documentos de transporte (CT-E, MDF-E, NEFSe CTOT).