Carregando

Torre de Controle para a Cadeia de Suprimentos – a promessa de visibilidade em tempo real

Img
Img

Construir uma torre de controle que cubra toda a cadeia de suprimentos é um enorme esforço estratégico, mas não há necessidade de esperar pela solução perfeita. As equipes de liderança podem estabelecer as bases para uma futura torre de controle em uma série de etapas lógicas que proporcionam ganhos imediatos. As empresas de sucesso olham além das soluções de TI distintas e apartadas. Eles desenvolvem uma estratégia que incorpora objetivos de negócios, tecnologia disponível, tecnologia legada da empresa, processos da cadeia de suprimentos e governança.

Muitas empresas se concentram primeiro em melhorar a visibilidade em partes vitais da cadeia de suprimentos. Com os dados em tempo real em mãos, os executivos podem começar a otimizar o desempenho do processo como um todo (“end to end”). Cada negócio pode ter suas particularidades, porém a Torre de Controle e Gestão tem se mostrado caber perfeitamente em qualquer operação logística independentemente do tamanho da empresa ou do segmento, pois o conceito é universal, independente de quem e do que se transporta.

Existem cinco princípios que ajudam os executivos a construírem um roteiro bem projetado para uma Torre de Controle:

  1. Defina os principais objetivos de negócios. As empresas de sucesso veem as Torres de Controle como uma solução para um problema de negócios e não como uma implementação de tecnologia. Selecione cinco ou seis objetivos de desempenho que oferecerão a maior melhoria na eficiência da cadeia de suprimentos – como maior visibilidade entre o processamento e o inventário de pedidos ou o rastreamento em tempo real da frota de distribuição. Faça um “raio X” dos indicadores antes da implantação do projeto e acompanhe dia a dia após a implantação para que a corporação como um todo perceba os benefícios tangíveis e intangíveis que estão sendo gerados como esse novo processo de acompanhamento.
  2. Estabeleça prioridades. Identifique os problemas de negócios que oferecem à empresa a maior oportunidade de aumentar valor hoje usando soluções de software existentes que são fáceis de implementar em toda a cadeia de suprimentos.
  3. Adote uma abordagem ágil e modular. Muitas soluções de Torre de Controle ainda são construídas com tecnologia centrada na empresa – a mesma tecnologia que resultou em cadeias de suprimentos desconectadas. Ao selecionar fornecedores, escolha aqueles que podem adaptar soluções ao longo do tempo ou que podem ser facilmente substituídos. E espere que o plano mude com o tempo, à medida que as tecnologias continuam evoluindo.
  4. Adote flexibilidade e novas formas de trabalhar. Assegure-se de que os processos herdados sejam redesenhados adequadamente para aproveitar as soluções de software que você está instalando.
  5. Faça gestão proativa de sua cadeia de abastecimento. Deixe de atuar de forma passiva ou reativa e passe a pensar e agir de forma proativa ou corretiva de forma imediata. Com isso, deixam-se de lado as desculpas e justificativas, que serão substituídas sempre por ações positivas e realmente eficazes, que levarão a menores custos e maiores níveis de serviço, equacionando o difícil binômio ao qual o profissional de logística é submetido diariamente.

O serviço de Torre de Controle e Gestão da iTrack Brasil nasceu da necessidade de alguns dos clientes que desejavam buscar máxima eficiência através de uma central de integração e inteligência logística fundamentada nas informações em tempo real geradas através da nossa própria solução sistêmica para monitoramento, comprovação e gestão de entrega e/ou coletas. Somente a título de ilustração, segundo dados comparativos fornecidos pelos nossos próprios Clientes, a redução das ocorrências de entregas e/ou coletas podem chegar a 50%, o transit time médio reduz em até 4 dias e os níveis de serviços chegam a subir 20 pontos percentuais após a implantação da Torre de Controle e Gestão da iTrack Brasil.

Esperamos que essa leitura tenha gerado grandes insights!

Caso queira aprofundar nos assuntos abordados nesse artigo, basta contactar um de nossos especialistas através do:

1-) Contato direto via iTrack WhatsApp 📲: (11) 99769-0736
2-) Contato posterior via FormulárioContato iTrack Brasil

Obrigado!