Blog

Roteirização e seus benefícios

por jan 27, 2022iRoute, Roteirizador

Roteirizacao e seus beneficios

Roteirização e seus benefícios 


O que é Roteirização?

Podemos definir Roteirização como um processo que tem como objetivo otimizar entregas e coletas, visando a melhoria operacional e financeira da empresa, com isso o planejamento logístico se torna essencial para a operação.

A Roteirização se dá através de diversas variáveis que são analisadas para um melhor itinerário, as informações de capacidade de carga do veículo, tempo disponível para as entregas, restrições operacionais, entre outras, são contempladas no momento da roteirização visando sempre o melhor sequenciamento de entregas e coletas possível, no menor tempo possível e com maior rentabilidade operacional.

Para que serve?

Como as operações são extremamente dinâmicas, existe sempre a pergunta para que serve Roteirização? O que pode ajudar na minha operação?

A Roteirização serve para que o gestor tenha visibilidade das entregas e coletas que serão realizadas, com a melhor performance de acordo com os parâmetros informados, fornecendo para a operação uma previsibilidade de custos, além de proporcionar maior visibilidade de distância e tempo que serão realizadas as entregas e coletas.

Através da utilização da roteirização na operação é possível definir o ponto de partida dos veículos, os locais que serão visitados para realizar entregas e coletas, as necessidades operacionais para realizar o processo de forma assertiva. Tendo o objetivo de fornecer a visibilidade completa da operação para que a gestão consiga tomar as decisões de maneira assertiva, proativa e com maior agilidade.

Maiores Dificuldades

Atualmente a gestão proativa se faz necessária na operação, com isso, cada vez mais temos desafios para serem vencidos diariamente, ter visibilidade e previsibilidade de custos operacionais  que são inerentes no dia a dia são extremamente importantes para tomada de decisão, além disso, a ocupação do veículo é um dos pontos complexos na operação pois, caso exceda esse limite de ocupação isso pode gerar penalidades, outro ponto importante são as restrições por parte de clientes que possuem horários definidos para recebimento ou restrições nas grandes cidades, consequentemente essas dificuldades estão diretamente ligadas ao custo e performance da operação.

Solução

Como solucionar e mitigar os desafios da operação? Através do iRoute, nosso roteirizador e sequenciador de entregas e coletas conseguimos aumentar substancialmente a capacidade de utilização dos veículos, reduzindo o tempo de viagem e a quantidade de quilômetros rodados e, consequentemente, o custo com: combustível, pedágios, horas extras de motoristas, manutenções preventivas e corretivas, dentre outros. Na prática atender mais com menos.

Outro ponto importante é a questão ambiental, a sustentabilidade tem sido cada dia mais presente em nosso dia a dia e através da utilização do iRoute que proporciona a melhor rota possível com a menor quilometragem percorrida, podemos concluir que o iRoute se torna um Eco-Roteirizador, através da integração com o Neutralize iTrack é possível compensar a emissão de carbono. Consequentemente a emissão de carbono será a menor possível e a operação contribuirá com a sustentabilidade.

Principais Benefícios do iRoute

  • Sequenciamento de Entregas e Coletas: Com a utilização do iRoute o sequenciamento de entregas e coletas são mais assertivos e dinâmicos;
  • Redução de Custos: Com a otimização de rotas e melhor aproveitamento dos veículos a diminuição de custos com frete extras diminuiu;
  • Aumento de Produtividade: Através da otimização das rotas a produtividade aumenta exponencialmente na operação;
  • Aumento do Nível de Serviço: O nível de serviço também aumenta, com o iRoute respeitando restrições e/ou horários determinados para entregas e coletas;
  • Visibilidade e Previsibilidade: A solução iRoute proporciona para a gestão visibilidade da operação e previsibilidade de custos, distância, tempo, entre outras informações importantes para a tomada de decisão;
  • Gestão Proativa: O sistema iRoute proporciona para o gestor a possibilidade da gestão proativa, tendo conhecimento da operação, visibilidade das rotas, aumento de produtividade, redução de custos e o mais importante que é satisfação do cliente.

Se algum insight foi gerado ao término desse artigo, confesso que ficarei muito feliz, muito obrigado!

 

 

Caso Você e sua Empresa estejam em busca de inovação e melhorias efetivas para a sua Operação Logística, basta contactar a equipe da iTrack Brasil preenchendo o formulário abaixo: