Carregando

Por que empresas e governos investem em conservação das florestas? Conheça o Fundo Amazônia

Img
Img

Criado em 2008, o Fundo Amazônia tem como objetivo captar fundos por meio da doação de empresas e países para fomentar projetos que combatam o desmatamento da Floresta Amazônica e promovam a preservação e desenvolvimento sustentável da floresta. A ideia, proposta pelo governo brasileiro, foi apresentada em 2007 durante a 13ª Conferência das Partes da ONU.

Tendo como objetivo principal financiar projetos de monitoramento e redução do desmatamento, diminuição dos gases do efeito estufa (GEE) e políticas de manejo sustentável na Amazônia, o fundo já teve 103 projetos apoiados e suas informações são públicas para consulta aqui: http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/home/

Participam como doadores do fundo a Alemanha, Noruega e a Petrobrás, que juntas já realizaram dezenas de doações na última década, totalizando R$ 3,4 bilhões já arrecadados e investidos.

As doações são destinadas, em grande parte, para a região denominada Amazônia Legal, que engloba todos os estados da Região Norte, o Mato Grosso e parte do Maranhão. Mas as regras permitem que 20% do fundo também possa ser usado em outros biomas do Brasil e em projetos de países tropicais. O dinheiro pode ser destinado tanto para ONGs quanto para programas do próprio governo, como iniciativas municipais, estaduais e federais.

Dentre os projetos apoiados, se destacam os de atividades produtivas sustentáveis com 338 instituições apoiadas diretamente por meio de parceiros, R$ 142 milhões em receitas obtidas com a comercialização de produtos, 162 mil pessoas beneficiadas com atividades produtivas sustentáveis e 22 milhões de hectares de floresta com manejo sustentável.

Quando a sustentabilidade chega ao seu último estágio, ela gera valor para a empresa. Ela deixa de ser uma prática para se tornar uma estratégia de atuação que permeia toda a organização de forma natural.

Empresas tem se conscientizado sobre a importância de preservar e investir em florestas também do ponto de vista comercial.

Você acredita que vale a pena investir na conservação das florestas brasileiras e reduzir nosso impacto no planeta?

Acha que os consumidores do seu produto são engajados com essa causa?

Conheça nosso Programa Neutralize iTrack e entenda como você pode neutralizar as emissões de carbono da sua empresa.

Agende agora mesmo um bate papo com um de nossos especialistas e aprofunde ainda mais nesse tema:

1-) Contato direto através do iTrack WhatsApp 📲: (11) 99769-0736;
2-) Preenchendo o nosso formulário para um posterior contato: Neutralize iTrack

Fonte: Fundo Amazônia