O Desafio da Entrega de Produtos no E-commerce

Last Mile
Publicado em 01/12/2019
O Desafio da Entrega de Produtos no E-commerce
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É inegável que a logística é um dos fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento das vendas pela internet (e-commerce). As lojas virtuais que, num primeiro momento, acreditavam que não precisariam manter produtos em estoque para vender pelo canal eletrônico, logo perceberam que era necessário estocar mercadorias para garantir que as teriam disponíveis para entregar a seus clientes on-line.

A estratégia pensada nos primórdios do comércio eletrônico, de vender primeiro para depois correr atrás dos fabricantes, foi logo descartada pelas companhias que se aventuravam neste novo canal.

Hoje, todas as grandes redes de varejo on-line possuem produtos em estoque e, inclusive, informam esta disponibilidade a seus consumidores, deixando-os mais seguros de que estão comprando algo que realmente existe.

Pensando em resolver detalhes como estes e que resolvessem algumas falhas na logística de distribuição, algumas grandes redes de e-commerce brasileiro estão colocando os centros de distribuição e estoques cada vez mais perto dos seus consumidores, como em áreas centrais das grandes cidades e capitais.

Entretanto, do ponto de vista do cliente, a entrega de um produto ainda é percebida como uma última etapa da compra e muitas vezes ele não tem a dimensão da complexidade que esse processo tem.

No caso de qualquer atraso ou dificuldade, o cliente normalmente acaba culpando o transporte pelo problema, quando, na verdade, o gargalo pode estar em qualquer uma das muitas atividades que compõem o processo de entrega ou distribuição.

Do ponto de vista do fornecedor, a entrega de um produto é um processo complexo composto por uma série de atividades que precisam estar muito bem encadeadas para que o nível de serviço seja cumprido ao menor custo.

Para reduzir o número de erros e aprimorar o serviço, só tem um caminho: buscar soluções adequadas para a operação.

A iTrack Brasil, uma empresa inovadora que associou vasta vivência logística com um pacote de soluções tecnológicas e de gestão proativa capaz de acompanhar de forma muito eficaz todas as etapas de uma entrega e/ou coleta, melhorando rapidamente e substancialmente os níveis de serviço, os controles de uma forma geral, reduzindo ineficiências operacionais e provendo comprovações e informações online sobre o andamento ou finalização de cada entrega e/ou coleta.

Se algum insight foi gerado ao término desse artigo, confesso que ficarei muito feliz e que em nome da equipe da iTrack Brasil fico à disposição para apresentar na prática todos os benefícios do iTrack.

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