Blog

Desafios de entrega de última milha para Varejistas

por jun 10, 2020Last Mile

Sale vector created by upklyak - www.freepik.com

Empresas de varejo precisam atender à demanda dos consumidores por serviços de entrega cada vez melhores e mais rápidos até a última milha. Compras online aumentaram substancialmente especialmente após a pandemia e diversos estudos que esse será o “novo normal” pós Covid.

Por sua vez esses clientes estão dispostos a recompensar os varejistas que obtêm a experiência da última milha com maior gasto e lealdade. Adicionalmente, cerca de 40% destes consideram um bom serviço de entrega como um requisito obrigatório, especialmente para produtos alimentares.

Porém, a entrega de última milha é, sem dúvida, a parte mais cara da cadeia de suprimentos.

Então, como os varejistas podem melhorar seus serviços de entrega de última milha “door to door” sem prejudicar a lucratividade?

  • Terceirize a entrega e concentre-se nas necessidades do consumidor – os varejistas com menor presença nas lojas precisam começar focando na assertividade da separação dos produtos solicitados bem como no cumprimento dos prazos de entrega previamente acordados;
  • Otimize os locais de atendimento para reduzir o custo de entrega – os varejistas devem equipar as lojas para entrega e incentivar o uso de pontos de coleta e armazenamento de última milha;
  • Incentive vários caminhos para obter recursos de atendimento – os varejistas devem inovar em diversos modelos de atendimento, inclusive incentivando os funcionários a entregar encomendas em busca de incentivos adicionais para os mesmos;
  • Permita ofertas de atendimento centradas no consumidor – alinhar seus valores de marca às expectativas dos consumidores e investir em iniciativas centradas no cliente.

iTrack Brasil possui diversas funcionalidades aderentes a qualquer operação de e-commerce, inclusive, entregas de varejistas para clientes finais, pois com ela é possível acompanhar de forma simples, porém eficaz todas as etapas de uma entrega, melhorando os níveis de serviço, reduzindo ineficiências e provendo comprovações e informações online sobre o andamento ou finalização de cada entrega.

Se algum insight foi gerado ao término desse artigo, confesso que ficarei muito feliz e que em nome da equipe da iTrack Brasil fico à disposição para apresentar na prática todos os benefícios das nossas solucões.