
Frete é o valor que se paga por um transporte de mercadorias e seu cálculo leva em consideração o cobrimento dos custos operacionais e obtenção de lucro. Será que é possível neutralizar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante o transporte de produtos? Leia mais na...
Ler Mais
INTRODUÇÃO Um dos equívocos mais comuns que tenho observado nas organizações de todos os segmentos e portes é o desprezo pelas operações logísticas no contexto das decisões estratégicas do negócio. Ora, claro que a logística é operacional. Contudo, a abrangência funcional desta área, incluindo transporte e armazenagem, traz importantes...
Ler Mais
Estamos abordando o tema S&OP – Sales & Operation Planning (Planejamento de Vendas e Operações) sob vários aspectos, mas quais são os seus principais objetivos? Para todo e qualquer processo que atravesse uma organização podemos iniciar colocando como um dos primeiros benefícios do S&OP a sua capacidade de integrar...
Ler Mais
iTrack Brasil em parceria com o Guia Corporativo em mais um episódio como patrocinador premium, e dessa vez o Rodilson Silva entrevistou o Paulo Leônidas Moreira Neto, Diretor Executivo de Supply Chain Brasil e Cone Sul na Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo, com um portfólio...
Ler Mais
iTrack Brasil firmou recentemente uma parceria com o Guia Corporativo e em mais um episódio estamos como patrocinador premium, e dessa vez o Rodilson Silva entrevistou o Nestor Felpi, Diretor Executivo de Inovação e Supply Chain da América Latina na Natura & Co (trabalhou também na Procter & Gamble,...
Ler Mais
Recentemente tive a oportunidade de atuar em uma posição na qual a gestão logística do negócio na América Latina estava sob minha responsabilidade. Tive o privilégio de participar do projeto de abertura, e posteriormente da operação, de Centros de Distribuição na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Panamá. Foi muito...
Ler Mais
Para quem atua na área de vendas, iniciar um novo mês é sinônimo de motivação para cumprir e superar metas, afinal o mês está começando e terá pela frente em média 22 dias para trabalhar. O vendedor, não generalizando, sabe o comportamento do cliente, e muitas vezes não vai...
Ler Mais
iTrack Brasil firmou recentemente uma parceria com o Guia Corporativo e em mais um episódio estamos como patrocinador premium, e dessa vez o Rodilson Silva entrevistou a Paula Proença da General Mills (vasto currículo profissional, trabalhou também na Tetrapak, JBS, PepsiCo, entre outras), em um podcast em que tivemos...
Ler Mais
A maturidade das empresas está relacionada a implementação estratégica da Gestão de Vendas e Operações (mais conhecido como S&OP, do inglês Sales and Operations Planning). Muito se fala de dinâmicas de implantação, mas ao meu ver o que tem travado mesmo a expansão desse processo é o em algumas...
Ler Mais
INTRODUÇÃO Os clientes no mundo digital possuem uma expectativa elevada em relação à entrega de produtos. Confiabilidade, velocidade e transparência são alguns dos elementos essenciais para atender a demanda de consumo com sucesso. As novas tecnologias potencializam a capacidade de analisar dados, automatizar e conectar coisas propiciando oportunidades fantásticas...
Ler Mais
iTrack Brasil firmou recentemente uma parceria com o Guia Corporativo e já no episódio de estréia como patrocinador premium, o Rodilson Silva entrevistou o Murilo Soler da SKF Group (pasmem, mais de 400 mil SKU’s dentro do portfólio), em um podcast de altíssimo nível e que está disponível na...
Ler Mais
A logística no Brasil já tem no mínimo 3 décadas. Nestes anos todos é muito evidente a evolução das pessoas, processos, equipamentos e sistemas de informação. Mas a evolução não foi bem equilibrada, tendo uma grande concentração nos processos de movimentação dentro do Warehouse e na gestão dos estoques....
Ler Mais
Organizações com operações de entrega de última milha (Last Mile) enfrentam um mercado cada vez mais competitivo. Eles são constantemente desafiados pelas demandas dos clientes, pela escassez de motoristas e pelas condições econômicas adversas causadas por tudo, desde o aumento dos preços dos combustíveis até mudanças da legislação. Essas...
Ler Mais
O “Novo Normal” tem exigido de Embarcadores, Operadores Logísticos e Transportadores um alto nível de rastreabilidade das etapas do transporte até a última milha. Visibilidade e transparência passaram a ser diferenciais competitivos para os clientes que utilizam o nosso tracking. Visto que, essa “digitalização” em massa que a pandemia...
Ler Mais
As empresas de transporte e logística sofreram “gargalos” e interrupções significativas devido ao aumento acentuado do comércio eletrônico e à rápida mudança das expectativas dos consumidores. Com uma maior variedade e quantidade de compras sendo enviadas diretamente para as residências dos consumidores, combinadas com as expectativas que exigem entregas...
Ler Mais
Como descrito no Livro “LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO” do Paulo Roberto Bertaglia : “a roteirização de entregas pode ser definida como um itinerário ou roteiro que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. … Assim, ao analisar todos...
Ler Mais
Convenhamos que não precisa ser nenhum expert para transportar a mercadoria do Ponto A até o Ponto B, ou seja: isso já virou commodity há muito tempo! Incontáveis formas de transportes vigentes, bem como as que em breve estarão à disposição do grande público, como por exemplo: o uso...
Ler Mais
INTRODUÇÃO Gradualmente o mundo se transforma em uma comunidade com maior habilidade digital. A tecnologia se incorpora a quase tudo e atua como elemento fundamental de nossas vidas. Possibilita mudar processos, modelos de negócios, estratégias, tomadas de decisão e interfere em nossa forma de nos comportarmos. Tiramos, como nunca...
Ler Mais
Empresas de varejo precisam atender à demanda dos consumidores por serviços de entrega cada vez melhores e mais rápidos. Compras online aumentaram substancialmente especialmente após a pandemia e diversos estudos que esse será o “novo normal” pós Covid. Por sua vez esses clientes estão dispostos a recompensar os varejistas...
Ler Mais
O ponto vital para qualquer operação logística é que o roteirizador permita calcular a melhor rota entre vários pontos, provendo assim um itinerário automático, permitindo ao gestor logístico traçar as melhores rotas para vários endereços. A roteirização de veículos é uma das decisões mais importantes em uma operação logística...
Ler Mais
As ações sustentáveis vão além do campo ambiental e se mostram eficazes para o sucesso das empresas que buscam empreender de novas maneiras. As empresas com olhar mais moderno em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade são mais notadas pelos novos consumidores. De acordo com uma pesquisa do...
Ler Mais
Por conceito podemos definir Rastreabilidade como a habilidade de rastrear algum produto ou documento, ou seja, através de uma informação saber a origem, o ponto atual, o tempo para chegar ao destino e onde foi finalizado o processo. Para haver a Rastreabilidade é necessário conhecer a origem e destino...
Ler Mais
A criação da modalidade de entregas no mesmo dia da compra levou a experiência de compra on-line de clientes, especialmente, nas áreas metropolitanas, a um novo nível de conveniência e exigência. A variedade de produtos disponíveis de varejistas especializados combinada com a transparência de preços que o comércio eletrônico...
Ler Mais
INTRODUÇÃO A analogia de uma torre de controle de Supply Chain com uma torre de controle de um aeroporto parece ser algo bastante óbvio. As torres dos aeroportos monitoram visualmente e gerenciam o uso dos recursos em tempo real tais como: pistas, portões e espaço aéreo. É possível tomar...
Ler Mais
Construir uma torre de controle que cubra toda a cadeia de suprimentos é um enorme esforço estratégico, mas não há necessidade de esperar pela solução perfeita. As equipes de liderança podem estabelecer as bases para uma futura torre de controle em uma série de etapas lógicas que proporcionam ganhos...
Ler Mais
A iTrack Brasil sabe o quão vital é essa força de trabalho em toda a cadeia de abastecimento, e para isso, acaba de modernizar seu programa interno de incentivo e bonificação. Segundo um dos sócios da iTrack Brasil, Daniel Drapac do Amaral, a importância dos motoristas no cenário logístico...
Ler Mais
O mercado de neutralização de emissões e crédito de carbono tornou-se uma tendência mundial, e já é realidade em muitas empresas que passaram a utilizar desse novo mercado como uma forma de amenizar todo o seu impacto ao meio ambiente, apoiando projetos de preservação globais bem como o desenvolvimento...
Ler Mais
O programa Sistema B (certificação que conta com mais de de 200 métricas com foco total em sustentabilidade), já conta com mais de dez companhias de capital aberto do Brasil “na fila” para obter essa certificação. Para ser mais exato, 5.800 empresas já iniciaram processos de medição. Essa certificação...
Ler Mais
Muito se fala a respeito da Indústria 4.0, inúmeros artigos são escritos diariamente no Brasil e no Mundo, assunto esse que tem atraído os holofotes de inúmeros segmentos! Com base em nossa expertise e com o intuito de sempre expor aos nossos clientes o que realmente tem dado resultado...
Ler Mais
A falta de investimentos em infraestrutura é um problema recorrente e constitui um dos maiores entraves ao pleno desenvolvimento dos negócios no País. Atualmente, o transporte e a armazenagem de cargas consomem 12,7% do PIB nacional (enquanto nos EUA fica em 7,8%), graças a problemas como burocracia, limitações de...
Ler Mais
Atualmente, o Brasil está classificado entre os 10 maiores mercados mundiais de E-commerce, em um cenário onde as vendas on-line vêm aumentando significativamente e por consequência o número de entregas. Porém, o setor de transportes é um dos principais vilões das emissões de C02, e isso se deve ao...
Ler Mais
A empresa ao verificar a inadimplência de clientes e buscar a execução da dívida, muitas vezes, acaba descobrindo que um “pequeno” detalhe na entrega do produto fará toda a diferença na escolha do método de cobrança a ser seguido. Ocorre que se o procedimento de venda passou pela cobrança...
Ler Mais
Pesquisas revelam novas formas de conscientização e novos padrões de consumo dos brasileiros. O consumidor brasileiro opta ou deseja por consumir de forma sustentável segundo a Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. Dentre os principais desejos dos brasileiros, a maior parte...
Ler Mais
Saber que a encomenda saiu é uma coisa… saber se ela chegou no destino é outra completamente diferente! E durante esse percurso, em uma época que a ansiedade é fator que move a nossa sociedade, como fica essa longa espera sem informações? Seu cliente mantém a calma ou não...
Ler Mais
Apesar de alto, o investimento em sustentabilidade gera retornos compensatórios à longo prazo. O investimento em sustentabilidade muitas vezes não é barato, mas o retorno financeiro, por meio de economia, parcerias comerciais e melhoria da imagem da empresa frente ao mercado faz o investimento valer a pena. O primeiro...
Ler Mais
Em entrevista à Época, Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Ibá (associação que reúne empresas dependentes de madeira e investidores de florestas plantadas no Brasil), disse que o país tem à frente sua maior chance de decolar, transformando-se no maior exportador mundial de serviços ambientais. Elizabeth afirma sobre os créditos...
Ler Mais
Criado em 2008, o Fundo Amazônia tem como objetivo captar fundos por meio da doação de empresas e países para fomentar projetos que combatam o desmatamento da Floresta Amazônica e promovam a preservação e desenvolvimento sustentável da floresta. A ideia, proposta pelo governo brasileiro, foi apresentada em 2007 durante...
Ler Mais
É inegável que a logística é um dos fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento das vendas pela internet. As lojas virtuais que, num primeiro momento, acreditavam que não precisariam manter produtos em estoque para vender pelo canal eletrônico, logo perceberam que era necessário estocar mercadorias para garantir que...
Ler Mais
Eu me lembro como se fosse ontem das vezes que precisei tomar decisões e não estava munido de boas ou completas informações para seguir o caminho mais eficiente. O avanço da tecnologia tem ajudado muito na captura de dados, interfaces gráficas, ferramentas de decisão, automatizações, principalmente apresentações com gifs...
Ler Mais