Blog

Coty: A logística dos produtos de beleza

por set 22, 2020Podcast

Cartoon vector created by brgfx - www.freepik.com

iTrack Brasil em parceria com o Guia Corporativo em mais um episódio como patrocinador premium, e dessa vez o Rodilson Silva entrevistou o Paulo Leônidas Moreira Neto, Diretor Executivo de Supply Chain Brasil e Cone Sul na Coty,  uma das maiores empresas de de produtos de beleza do mundo, com um portfólio icônico das principais marcas de beleza.

Trajetória de quase 30 anos como executivo (lembrando que a paixão por logística começou muito tempo atrás como estagiário na Danone, antes mesmo do boom envolvendo a palavra “Supply Chain”).

Esteve à frente das operações em companhias como Vigor, Nestlé, Grupo Pão de Açucar, Coca cola e Danone.

Responsável direto pelo “Go To Market” sustentado pelos pilares da Inovação, S&OP, Transporte e Customer Service desde a Concepção até a Entrega do Produto.

Esse podcast está disponível na íntegra no Spotify:

https://open.spotify.com/episode/0EHudxG3WsBzYrme2N6thz

A Coty é uma das maiores empresas de produtos de beleza do mundo que está presente em mais de 130 países.

Muito conhecida aqui no Brasil após a série de aquisições focadas no consumo massivo (grande giro, alta penetração de mercado e larga escala de distribuição), tais como: Monange, Bozzano, Koleston, Cenoura & Bronze, Risquè, entre outros.

Coty Website

Com a missão de “entregar uma beleza acessível ao público brasileiro com a maior qualidade possível!”

A retração gerada por conta da pandemia refletiu diretamente tanto no hábito de consumo quanto no canal de venda, ou seja, durante o lockdown houve uma redução brusca na venda de esmaltes, coloração, porém em contrapartida devido ao aumento do uso de álcool em gel, houve crescimento na venda de hidratantes e afins.

E organizar essa demanda, categoria a categoria, só foi possível devido ao S&OP previamente estruturado. E quando se fala nos canais de venda, o impacto gerado pelo fechamento por aproximadamente 60 dias de salões de beleza, perfumaria, resultou em uma migração da venda para o e-commerce.

Sistema cada vez mais robustos, senso de urgência altíssimo, fluxo ágil de comunicação, considerando horizontes curtos e decisões cada vez mais difíceis.

Como dito acima, a pandemia expôs diversos pontos de melhoria e evidenciou que a utilização de sistemas de informação para a tomada de decisão ágil e assertiva é sim fator de diferenciação em um universo tão competitivo.

Por esse motivo, nós da iTrack Brasil oferecemos ao mercado logístico uma Torre de Controle e Gestão 4.0, ou seja, uma metodologia de gestão proativa que tem como objetivo principal agilizar o processo de tomada de decisão em todas as etapas das operações de transportes.

Sobre a infraestrutura da Coty aqui no Brasil, ela possui uma fábrica bem grande em Goiás e 3 centros de distribuição, o principal deles em Goiânia com aproximadamente 90% do volume saindo de lá. Na Argentina existe um CD em Buenos Aires, para distribuição aos países vizinhos.

Falando um pouco do mercado internacional, a Coty globalmente tem se posicionado fortemente no mercado luxo, marcas como Marc Jacobs, Calvin Klein, Chloé, Gucci, Hugo Boss, Tiffany & Co, Balenciaga, Bottega Veneta, Alexander McQueen, Davidoff, Burberry e muitas outras como podemos ver no vídeo abaixo:

https://vimeo.com/237631662

Recentemente mais uma aquisição feita pela Coty e que mexeu com o mercado americano, pois resultou no segundo maior negócio da família Kardashian em um ano, Kim Kardashian West está vendendo, por US$ 200 milhões, uma participação de 20% em sua empresa de cosméticos KKW Beauty.

Para mais informações recomendo que separe um tempinho no seu atribulado dia, e ouça direto da fonte pois esse podcast está excepcional!

Parabéns ao Paulo Leônidas Moreira Neto por ser um líder que inspira: “Quero trabalhar com os melhores caras do mercado”.

https://youtu.be/X17JBycgdkY

Excelente podcast, parabéns aos envolvidos, inúmeros insights desse imenso business atrelado aos produtos de beleza e que venham os próximos! 🚀