Convenhamos que não precisa ser nenhum expert para transportar a mercadoria do Ponto A até o Ponto B, ou seja: isso já virou commodity há muito tempo! E o que tem acontecido com as Transportadoras que ainda não alinharem-se com as demandas da Era Digital?
Incontáveis formas de transportes vigentes, bem como as que em breve estarão à disposição do grande público, como por exemplo: o uso de drones, exponenciarão ainda mais as diferentes formas de suprimir essa demanda do mercado, seja uma entrega, seja uma coleta.
Uma visão de futuro se faz necessária sim, mas antes de pensar nas revolucionárias formas desse transporte, temos que voltar para a realidade do nosso país e entender que ainda existem milhares de transportadoras que sequer contam com uma solução sistêmica que as permita: monitorar, comprovar e gerir suas entregas e/ou coletas até a última milha em tempo real, não é mesmo?
Bem… sendo assim, precisamos direcionar um pouco mais esse artigo aos gestores e/ou donos de transportadoras, que possuem inúmeras dores em suas operações logísticas, tais como ser muito competitivo e conseguir contrato longos com grandes Embarcadores.
Planilhas e/ou grupos de mensageria para a gestão logística do dia a dia são utilizados de forma massiva por diversas transportadoras, principalmente pelo baixíssimo ou nenhum investimento. Porém, como ficam as questões de auditoria, compliance, transparência e afins?
Sem a utilização assertiva de dados históricos, algoritmos e inteligência artificial, através de tecnologia de ponta e de simples aprendizado, como será possível exponenciar a lucratividade da sua operação logística no curto prazo?
Enfim, pela nossa experiência logística, vivenciando diariamente toda as etapas da cadeia de abastecimento junto à diversos Embarcadores, podemos afirmar que as Transportadoras que não optarem pela digitalização de forma quase que imediata, correm o risco de serem despriorizadas desde a tomada de decisão de contratação de fretes curtos até operações complexas em diferentes modais…
Trazendo essa realidade acima em números, e para atestar o que explanamos até o momento, mais de 83% das pesquisas feitas no Google utilizando a palavra Transportadora tem relação com as seguintes dúvidas:
- Como rastrear um objeto pela transportadora?
- Como rastrear um pedido pela transportadora?
- Como rastrear produto pela transportadora?
- Como consultar rastreamento por transportadora?
- Como localizar uma encomenda?
Sem contar as inúmeras pesquisas sobre: comprovante digital, canhoto digital, alertas de trajeto, monitoramento de vendas B2B, e muitos outros assuntos que estão relacionados direta e indiretamente a uma gestão de transporte em tempo real, em um mundo cada vez mais conectado.
Pois bem, quais são os 3 benefícios das Transportadoras que optaram e implementaram em poucos dias soluções tecnológicas focadas no aumento de eficiência para o last-mile?
- Zerar reentregas, ou seja: eliminando segundas e terceiras tentativas,
- Visibilidade em tempo real de todas as etapas da cadeia de transporte, ou seja: muito além da telemetria, rastreio do pacote X dentro do caminhão Y, carga fracionada que atravessa o país, mensuração exata do que está sendo transportado bem como de forma instântanea e na palma da mão o tempo de entrega e km restantes até o destino final;
- Canhoto digital assinado e auditado por geolocalização, redução de gastos com fretes.
A iTrack Brasil possui diversas funcionalidades aderentes a qualquer operação de e-commerce, inclusive, entregas de varejistas para clientes finais, pois com ela é possível acompanhar de forma simples, porém eficaz todas as etapas de uma entrega, melhorando os níveis de serviço, reduzindo ineficiências e provendo comprovações e informações online sobre o andamento ou finalização de cada entrega.
Se algum insight foi gerado ao término desse artigo, confesso que ficarei muito feliz e que em nome da equipe da iTrack Brasil fico à disposição para apresentar na prática todos os benefícios do iTrack.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]